Plano de Cargos e Salários


O que é um Plano de Cargos e Salários?

Um Plano de Cargos e Salários funciona como um "manual", pois trata-se de um documento que descreve todas as funções, deveres, responsabilidades e remunerações atribuídas aos cargos de uma empresa. Este é um modelo que vem cada vez mais sendo adotado por empresas de diversos setores e de diversos portes.

A aplicação de um Plano de Cargos e Salários tem como objetivos obter:

Equilíbrio
organizacional icon WordPress

Saiba mais »

Equilíbrio
financeiro icon WordPress

Saiba mais »

Melhora na
produção icon WordPress

Saiba mais »

Mostrar
transparência icon WordPress

Saiba mais »

Diminuir o
turnover icon WordPress

Saiba mais »

Atrair novos
talentos icon WordPress

Saiba mais »

Para atingir todos estes objetivos, o Plano de Cargos e Salários precisa estar muito bem estruturado, portanto se faz necessária uma ampla análise do cenário atual da empresa.

Estruturando um Plano de Cargos e Salários


Os Planos de Cargos e Salários costumam ser demonstrados através de Organogramas, que são gráficos que representam toda a estrutura hierárquica de uma empresa. Somente com a completa noção de quais são os cargos e em qual nível da hierarquia eles estão presentes é que o Plano poderá começar a ser estruturado. Para se ter esta noção é necessária a realização de uma análise do cenário atual da empresa. Nesta análise deverão ser levadas em consideração a Missão, a Visão e os Valores da empresa, bem como a Folha Salarial, Convenções Coletivas, Políticas Internas e por fim uma relação dos Cargos e Funções existentes.

Algumas destas informações podem ser verificadas através de formulários onde os próprios funcionários descrevem seus cargos, funções, conhecimento e instrução necessários para o exercimento o cargo. Desta maneira é possível identificar funcionários que possuem cargos com nomes diferentes, mas que exercem as mesmas funções dentro da empresa. Esse tipo de informação é muito importante no desenvolvimento de um Plano de Cargos e Salários, pois assim poderão ser feitas padronizações de cargos e das funções pertinentes à eles. Esta é a forma mais justa de tratar e remunerar funcionários que exercem a mesma função.

Depois que todos os cargos forem verificados, alguns cargos poderão deixar de existir enquanto outros novos poderão surgir. Deste modo define-se um novo Organograma e uma nova Hierarquia dentro da empresa, ficando claro quais são os cargos existentes e quais são as funções de cada um. Com a aplicação do Plano de Cargos e Salários além de conseguir maior estruturação e organização, este tipo de planejamento também permite que a empresa viabilize planos de carreira aos seus colaboradores, pois ele define as possíveis promoções e o tempo estimado para que esse colaborador as alcance.

Com isso, os funcionários terão uma visão clara de quais são as suas possibilidades de crescimento dentro da empresa. Esta é uma maneira de promover o crescimento dos colaboradores estruturado em atribuições, deveres e responsabilidades. Todo este planejamento visa criar uma relação de confiança, transparência e ao mesmo tempo estimular a equipe, melhorando a capacidade produtiva de toda a empresa.
Obs: Não deve se confundir Plano de Cargos e Salários com Plano de Carreira. O Plano de carreira é somente o “caminho” que um funcionário pode percorrer dentro da empresa de acordo com suas competências e com as expectativas da empresa para cada posição.

Quer testar o Plano de Cargos e Salários na prática?

   Baixe nossa planilha e monte seu próprio Plano de Cargos e Salários!

   Você pode personalizar como quiser. É GRÁTIS!!

  Clique aqui para baixar

Planejamento Orçamentário e Promoções


Uma das questões mais importantes na execução de um Plano de Cargos e Salários é o Planejamento Orçamentário da empresa. A viabilidade de se aplicar um Plano de Cargos e Salários se baseia muito na capacidade da empresa poder assimilar alterações salariais. Estas alterações podem acontecer devido a padronização de uma faixa salarial por cargo, podem acontecer para que a empresa se equalize as faixas salariais aplicadas no mercado ou devido ao aumento da remuneração de funcionários promovidos.

Mas lembre-se, definir faixas salariais não significa que você terá que igualar todas as remunerações ou oferecer valores superiores aos aplicados no mercado. O ideal é fazer uma pesquisa interna e buscar um valor que remunere os funcionários de forma justa, mas que não cause um desequilíbrio nas finanças.

Outra questão que deve ser estruturada de maneira minuciosa é a maneira como serão realizadas as promoções. As etapas para que uma Promoção seja concedida precisam estar bem descritas e claras para todos dentro do Plano de Cargos e Salários. Este processo requer atenção especial, pois uma vez que o Plano de Cargos e Salários for aplicado, o não cumprimento dele, bem como a falta de esclarecimento de algum tópico, pode gerar problemas de insatisfação, desmotivação e até mesmo turnover.

Aplicação do Plano de Cargos e Salários


Com o Plano pronto, o mesmo deverá ser mostrado e explicado aos funcionários. Ele deverá estar disponível para consulta a qualquer momento. O objetivo da aplicação deste Plano deve ser compreendido por toda a equipe, pois ele possui múltiplas funções que visam beneficiar a empresa e seus colaboradores. Além de se estabelecer maior organização interna, o Plano busca dar oportunidades de crescimento profissional aos seus funcionários, sendo este um fator que pode contribuir muito para melhoria do desempenho produtivo e obter-se um ambiente de trabalho mais saudável e harmonioso.

Adendo: Os Planos de Cargos e Salários não são imutáveis. O mercado de trabalho vive em constante evolução e da mesma maneira que alguns cargos deixam de existir, muitos novos cargos e funções surgem ao decorrer do tempo. Atualizações devem ser feitas, informadas e explicadas à toda equipe.

Quer receber nossas notícias?

Digite seu melhor e-mail para assinar a nossa newsletter e assim passar a receber nossas notícias periódicamente.

Muito obrigado
Um erro ocorreu e seu e-mail não pode ser enviado. Tente mais tarde.